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PEDAGÓGICO


Braga em Teste
Miguel Soares


N.º pág.: 80

ISBN: 978-989-8255-98-3

 PVP: 8.95 €
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O livro é composto por 6 provas modelo com itens que abordam todos os conteúdos programáticos da disciplina.
Todas as provas retratam situações do quotidiano que decorrem na cidade de Braga, com as quais os alunos se podem facilmente identificar, dando-lhes a possibilidade
de aplicarem os conteúdos da disciplina nessas situações, nas quais já foram ou poderão ser intervenientes.
Alguns dos itens fazem referência a locais de interesse da cidade, como avenidas, ruas, monumentos, personalidades marcantes da sua história, entre outros. Quando tal
acontece, surge, junto ao item, uma breve descrição dos aspetos mais relevantes dessas referências.

Escola não tem nada a ver (A)
Cecília Santos


N.º pág.: 160

ISBN: 978-989-8255-60-0

 PVP: 13.78 €
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Nas páginas deste livro – parte empírica de um trabalho mais amplo que anteriormente fora realizado para provas académicas – pode perceber-se, até pelo número de páginas que lhe são dedicadas, que foi intencional deixar um espaço significativo para a expressão do que parecia ser essencial: as vozes dos alunos do ensino secundário no confronto reflexivo com a sua experiência escolar e com a sua condição juvenil. São estes os jovens que a investigadora reconhece como coautores, não sendo capaz, por isso mesmo, de encurtar as suas falas ou de retirar espaço escrito à multiplicidade de temas, dilemas, expectativas e vivências que a absorveram e entusiasmaram, agora não apenas como professora mas como investigadora, numa escuta solidária e cúmplice, cuidadosamente transcrita para não deixar que nada se perdesse, mesmo correndo o risco de a sua interpretação teórico-conceptual ficar mitigada face às vozes dos jovens.

Almerindo Janela Afonso
Sociólogo, Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais de Educação,
Instituto de Educação, Universidade do Minho



METODOLOGIAS
do Ensino da Música
para as Crianças
Maria do Rosário Sousa


N.º pág.: 202

ISBN: 978-989-731-180-2

 PVP: 16.96 €
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O ideal de uma educação artística de qualidade para todos ainda está longe de ser alcançado, o que constitui uma perda enorme para o potencial de humanidade que habita todos e cada um dos seres humanos. A música, em particular, é esse lugar de expressão pessoal, de liberdade, de invenção e criatividade, de dedicação e de trabalho, de descoberta e desenvolvimento da interioridade, ou seja, é uma dimensão estruturante da educação integral das crianças e dos jovens.
Esta é uma importante obra de referência para professores e estudantes que investem no campo da educação musical, uma obra que nasce de uma experiência consolidada, fruto de um aturado trabalho de pesquisa e recolha de dados, uma obra que nos ajuda a projetar uma educação musical de maior qualidade no panorama nacional.
Destacam-se a recolha de testemunhos de artistas, pedagogos e musicólogos portugueses e a pesquisa realizada em torno das metodologias do ensino da música para crianças, que aqui são apresentadas com bastante pormenor. Elas permitem-nos contemplar quanta riqueza humana e cultural subjaz à busca incessante de mais capacidade de nos dizermos uns aos outros o quanto de indizível e transcendente transportamos connosco, desde que nascemos. Pena é que, para muitos cidadãos, para quem a educação artística e musical de qualidade é quase inacessível, essa revelação do “tesouro escondido” que têm dentro de si nunca ocorra na sua plenitude.
Neste sentido, esta é uma obra que contribui para que possamos acrescentar humanidade aos dias que nos foi dado viver, pois estes dela estão a precisar como nunca.

Joaquim Azevedo
Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa
e membro do Conselho Nacional de Educação

Música, Educação Artística e Interculturalidade
Maria do Rosário Sousa


N.º pág.: 264

ISBN: 978-989-8255-45-7

 PVP: 19.95 €
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A Educação Musical, parte integrante de toda a educação escolar e social, constitui um pilar da educação, a par de outros conhecimentos matriciais como o da Língua Materna, da Matemática ou da História. Ela abre cada ser humano, em contexto escolar, para a manifestação da sua autenticidade e verdade, para a expressão da sua irrepetível identidade, e fá-lo num clima relacional, de comunicação de si e de acolhimento do outro.
Projetos vários, fomentados em diferentes países, têm demonstrado não só este “valor de expressão” da Música e da Arte, seja proporcionado em aulas, em oficinas ou em projetos socioeducativos, como também o seu valor de integração do diferente, quer este diferente seja sustentado na diversidade de culturas, de comportamentos, de atitudes quer nos múltiplos modos de integração social e escolar.
O Programa Musical Intercultural que foi desenvolvido abre portas para novas e interessantes inovações educativas, no espaço português. Daí a importância em se divulgar este trabalho académico e de intervenção socioeducativa de teor sociocomunitário.

Joaquim Azevedo
Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa
e membro do Conselho Nacional de Educação

Pedagogia e Didácticas da Música Intercultural
Maria do Rosário Sousa


N.º pág.: 104

ISBN: 978-989-8255-90-7

 PVP: 10.60 €
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Este trabalho sobre Pedagogia e Didácticas da Música Intercultural, fruto de um Pós-Doutoramento realizado no CITAR, o Centro de Investigação da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, revela-se muito actual e oportuno. O nosso contexto social está a crescer tanto em termos de interculturalidade das suas populações como em fragmentação dos seus modos de vida. Esta criação de mundos à parte dentro do todo tem contribuído para o desenvolvimento de uma inquietante tolerância baseada no afastamento do outro, no enclausuramento de cada grupo no seu pequeno e esgotante universo sem saída.
Esta obra revela uma construção incessante, pela Música e através de trabalho intenso com alunos e professores, de pontes entre culturas e etnias, construção esta ancorada em fundamentos antropológicos e éticos bem vincados. Nela se procura perceber também o impacto de um Programa Musical Intercultural ao longo do tempo e se aprofundam os contributos das dinâmicas interculturais realizadas na educação musical para uma pedagogia de rosto humano. Estamos, pois, diante de uma obra que abre horizontes, num tempo em que parece que eles se fecham diante dos nossos olhos.

Joaquim Azevedo

Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa
e membro do Conselho Nacional de Educação





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