Início
Editora
Conselho Ed.
Autores
Catálogo
Passado Livrarias
Projetos
Contactos
Calendário facebook










CONSELHO EDITORIAL

Henrique Monteiro
Professor, poeta

Henrique Monteiro
nasceu no Porto. É licenciado em História e Mestre em História Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é investigador do Centro de Estudos de População, Economia e Sociedade. Desenvolve, paralelamente, atividade docente na Escola Secundária de Gondomar.
Começou por publicar, em finais da década de 60, na revista Mundo da Canção, Jornal de Notícias, Comércio do Porto, entre outros.
Colaborou em várias revistas de poesia nacionais e estrangeiras, entre as quais se destacam Saudade e Cadernos do Tâmega.
É coautor da Breve Monografia da Escola Secundária de Gondomar, vol. II, Edições Asa, 1989, da Coletânea de História (10º e 11º anos), Livraria Cruz, Braga, 1981, e da coletânea Triângulos Poéticos 2, artEscrita Editora, 2008. Em 2007, também com a chancela da artEscrita Editora, publicou o livro de poesia Rio sem viagem.
É sócio efetivo da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.



Manuel Maria
Professor, escritor

Nascido no Porto em 1951, Manuel Maria cumpriu serviço militar em Moçambique (1972/74).
Professor aposentado da ESG, onde lecionava a disciplina de Português, exerceu a coordenação do TESG até ao final do ano letivo 2008-09.
Como colaborador do Notícias de Gondomar, desde março de 1998, foi o responsável pela rubrica NÃO-SEI-QUE-DIGA, um espaço de textos de opinião que assinou regularmente até julho de 2001. Desta experiência, resultou uma coletânea de crónicas publicada em livro com o título Não-sei-que-diga I (Porto, 2004).
Numa breve incursão pela poesia, publicou poemas em alguns números do suplemento Cultura e Arte de O Comércio do Porto, sob o pseudónimo de Hélder Fião. Com o seu próprio nome, publicou um soneto, no jornal Letras & Letras, à memória de seu pai.
Recentemente, viu dois sonetos seus, Poesia e Pessoa, serem selecionados para a antologia Aurora de Poetas, editada por Campo das Letras – Editores, Porto, 2008.
A partir de janeiro de 2010, passou a fazer parte, como convidado, do POETA - o site do poeta brasileiro! (
http://www.poeta.ws/convidados/ )
.
É coautor do Dicionário do Português Básico (Edições ASA, 1989), tendo publicado, no domínio da ficção, os romances Checa é pior que Turra (Porto, 1996) e Contas de um outro Rosário (artEscrita Editora, 2007).
É ainda o autor do FAROL DAS LETRAS, um portal da Internet sobre Literatura Portuguesa.



Paulo Melo-Lopes
Psicólogo, escritor

Paulo Melo-Lopes nasceu em Coimbra, corria agosto de 1973. Toda a sua vida foi passada naquela cidade até ter mudado, há pouco tempo, para Vila Nova de Gaia. Após passagem pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e pela Filosofia, decidiu acabar estudos noutra faculdade, onde cursou Psicologia. É pós-graduado em Psicoterapia e iniciou doutoramento nesta área. O seu percurso profissional tem paragens nos serviços de Psicologia do exército, lares de infância e juventude, hospitais psiquiátricos, escolas, centros de formação, institutos e clínicas de psicologia e centros de formação de adultos. Desde sempre atraído pelas palavras, prepara o seu primeiro romance, em coautoria.




© 2009- - Lugar da Palavra, Editora.
Textos em conformidade com as normas do novo acordo ortográfico.